“Sírvete del don sublime de la palabra, signo exterior de tu dominio sobre la naturaleza, para salir al paso de las necesidades del prójimo y para encender en todos los corazones el fuego sagrado de la virtud” (Regla al uso de las Logias Rectificadas, Artículo VI-I)

Seleccione su idioma

Páginas

domingo, 6 de noviembre de 2016

T.M.R. Cavaleiros da Solidariedade nº 14 - Oriente de Sao Paulo

Gran Priorato Rectificado de Hispania

Nosso selo é composto por uma sequência de símbolos, que nos leva a uma viagem para o caminho e iniciação cristã.

O coração é o símbolo do amor, mas também pode representar à força, a verdade, a justiça, a sabedoria, a intuição, o divino, o espírito, o nascimento, a regeneração. Na arte cristã, o coração aparece flamejante no peito de Cristo rodeado de uma coroa de espinhos simbolizando o "Sagrado Coração" do pai e, consequentemente, o amor incondicional aos seus filhos mortais.

O aperto de mão demonstra que sempre que os Irmãos se encontram em um primeiro gesto, estendem os braços com as mãos espalmadas para mostrar que não levam e nem ocultam armas na sua chegada, bem como na sua saída. Neste comprimento com as duas mãos na vertical, demonstra que nenhuma das partes não deseja assumir posição dominante nem submissa, em vez disso, aspira a um relacionamento de igualdade entre Irmãos e aqui também demonstra que não existe preconceito de raça.

O escudo é a proteção daqueles que tem a Fé, pois nada poderá atingi-lo, demonstra a retidão que todos nós devemos ter na luta por um mundo melhor e defender nossos Irmãos.

Aqui, a espada simboliza virtude, com suas pontas voltadas para baixo, demonstrando ser construtiva e justa, simboliza também, devido ao brilho da lâmina, a luz.

O esquadro representa a justiça e a gratidão, simbolizando a conduta irrepreensível que o Maçom deverá manter perante a sociedade dentro da mais perfeita retidão. O compasso representa a abertura máxima que o ser humano pode chegar. Os dois juntos, compasso e esquadro, representa o "Escudo Maçônico", que todo maçom deve saber que se encontra entre a matéria e o espírito.

A cor verde remete a ideia de tranquilidade e humanidade, é a cor da esperança, da força e da longevidade, também é celebrada pelos cristãos nos monumentos religiosos simbolizando a virtude. É a cor da juventude do mundo, da juventude eterna prometida apenas para os eleitos.

O vermelho é uma cor forte, da estabilidade, segurança, ação, sobrevivência e da paixão, sua representação esta na forma do coração e das rosas vermelhas. É uma cor relacionada que representa nossa conexão com nossas bases sólidas.

O branco traz paz, tranquilidade e serenidade, significa também a pureza, a simplicidade, a sabedoria e a força de uma energia superior.

No hay comentarios:

Publicar un comentario